Segunda Semana da Consciência Negra do IHGVSA, teve início nesta Quarta-Feira.

IMG_0571

Cumprindo com o que foi divulgado o Instituto Histórico da Vitória, deu início nesta Quarta-feira (12), ao ciclo de palestras que integra o mês da consciência negra. Numa abordagem interdisciplinar os palestrantes da noite puseram em pauta se Democracia Racial existe ou trata-se apenas de um mito.

O evento teve início com o Presidente da Instituição prof. Pedro Ferrer, que fazendo a apresentação do coordenador da mesa, convidou-o para dar início aos trabalhos.

O primeiro a compor a mesa foi  o coordenador do Núcleo de estudos Afro-Brasileiros e indígenas da Universidade Católica de Pernambuco, Pe. Clóvis Cabral. De modo bastante interativo interagiu com a plateia num momento de mistica cultural, em seguida convidou os demais palestrantes para comporem a mesa onde leu seus eventuais currículos.

O segundo convidado a se apresentar, o africano da Guiné-Bissau, sociólogo da Universidade Federal de Pernambuco; Roberto Cordeiro. Fez um levantamento histórico  sobre o tema, considerando uma série de fatores pudemos observar, segundo sua fala, que democracia racial nada mais é do um discurso construído e desconstruído ao longo do século passado, más que ainda se trata de algo que nem de longe acontece de fato na prática.

O terceiro convidado a compor a mesa, o Psicólogo de formação e atualmente Gerente de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife  Samuel da Luz, iniciou sua fala, incitando a plateia com a seguinte colocação; O que é Democracia Racial? Sendo incisivo respondeu: Trata-se de um mito na sociedade Brasileira. Neste ponto o discurso dos dois convergiram-se, pois, assim como Roberto Samuel apontou dados estáticos sobre a população negra na atualidade, acrescentando que muito está sendo feito, mas que existe a urgente necessidade de mudança comportamental de nossa sociedade, para que negros e brancos possam conviver num plano de equidade racial. 

Encerrando assim o debate, o coordenador da mesa dispôs o microfone à plateia para perguntas, o que deixou o debate bastante participativo. 

Desse modo, nós o convidamos para hoje às 19h no Silogeu Prof. José Aragão, participar de mais uma noite de debates, a palestrante da noite, senhora Raquel Trindade, fará uma releitura da importância do poeta Solano Trindade grande Pernambucano e principal militante do movimento negro no País. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *