Sobre a importância da literatura infantil

imagem blog 07.02.2014

Pensar que apenas no início do século passado as crianças começaram a serem vistas como tal, antes desta data criança era vista como pequenos adultos consumia o que tinha disponível para adultos. Com as mudanças sociais a literatura infantil começa a ganhar espaço nas prateleiras e hoje se observa que o gênero tem destaques nas livrarias.

E tudo isso é bastante satisfatório, principalmente quando pensamos no desenvolvimento infantil. Adquirir o hábito da leitura na infância abre horizontes, faz pensar e desenvolver a criatividade. A boa literatura infantil estimula o imaginário dando oportunidades para a inteligência “voar alto”. Nos primeiros contatos com a literatura a criança tem a curiosidade de conhecer os personagens, o final da história e de criar novas aventuras com a historinha que acabou de ler.

O contato com novas palavras ajuda na fala e escrita, durante a leitura a criança está concentrada, consequentemente auxilia a concentração.  Desperta o senso critico e a imaginação. A literatura infantil mesmo para crianças não alfabetizadas contribui para o desenvolvimento dos sentimentos e emoções, principalmente quando associado com momentos de prazer, não só na escola, mas também em casa. Outro fator importante é a criança ter modelo de leitores por perto, convívio com pessoas que visitam livrarias e biblioteca, e, se possível ganhar como presentes, livros.

Fica a pergunta: Como comprar um livro infantil? Não é uma atividade simples, mas também não é complexa. É preciso observar a idade da criança, até os oito anos as ilustrações são primordiais, depois desta idade os textos ganham mais atenção do leitor. Uma literatura “mastigada”, simplória, não seria uma boa leitura nem mesmo para uma criança de três anos, costuma-se pensar que livros infantis são simplórios, mas a especificidade da literatura infantil contém os valores exigidos dos textos literários escritos para adultos.

Neste caso, vai presentar uma criança? Um bom livro é a sugestão.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo CRP02.14558

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *