Psicoterapia e Antidepressivos: contra a Depressão e Ansiedade

blog figura 31.01

Esta semana foi divulgada uma pesquisa onde aponta a relação dos antidepressivos e psicoterapia quando não associados. Os estudos mostram que para um resultado satisfatório a pessoa precisa passar por uma mudança e esta mudança apenas pode ser obtida com a psicoterapia.  Os medicamentos agem aumentando os níveis de serotonina no cérebro, começando a fazer efeito três semanas após iniciar o tratamento. O grande problema é que a maioria das pessoas não adere corretamente o uso dos medicamentos, com isso atrapalhando seu real efeito.

Situação semelhante acontece muitas vezes na psicoterapia, geralmente considerado um tratamento longo. A psicoterapia ou acompanhamento psicológico é a busca de Si mesmo, é organizar enquanto condição humana os relacionamentos interpessoais. É compreender-se. Apenas fazer uso de antidepressivos não é o suficiente o cérebro precisa está em conformidade com os desejos pessoais.

A ansiedade assim como a depressão não são situações reais para o cérebro, apenas o uso dos antidepressivos não surtem efeitos nestas situações. Quando associado com a psicoterapia os resultados são plausíveis, os sentimentos e desejos precisam está organizados, muitas vezes o ambiente e a situação na qual se encontra leva ao adoecimento, é no processo da psicoterapia que a mudança acontece, a pessoa se conhece mais, com o crescimento vem à disposição para lidar com as dificuldades e os conflitos.

Não podemos assegurar como tratamento eficaz o uso apenas com antidepressivos, o medicamento é um paliativo no conjunto da prática para combate da doença terapêutica. Geralmente depois de quatro a cinco semanas começam a surgir uma boa adesão e resultado do tratamento, mas, que jamais deverá ser abandonado ou pensar que está “curado”, o tratamento medicamentoso tem como finalidade uma plasticidade do cérebro e a psicoterapia uma estrutura e amadurecimento da personalidade, e para tudo isso acontecer, com algumas semanas ou meses não é possível.

Nos encontramos próxima sexta-feira

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo CRP02.14558

1 pensou em “Psicoterapia e Antidepressivos: contra a Depressão e Ansiedade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *