“Má” ansiedade

ansiedade_11

A ansiedade de antemão é um fenômeno que beneficia nosso dia-dia, agora vai depender da intensidade para observarmos como patológico ou não, ou seja, quando prejudicial as nossas atividades corporais é certo que psicologicamente já estamos afetados por uma “má” ansiedade. E o que é “má” ansiedade? Você sente constantemente a sensação de que algo ruim vai acontecer. Preocupações com o futuro, trabalho, falta de controle com os pensamentos, são alguns dos sintomas da “má” ansiedade. Para tratamento é preciso observar a condição clínica, geralmente é recomendado à combinação medicamentosa (sempre com um acompanhamento médico) e psicoterapêutica.

O tratamento da ansiedade necessariamente não precisa de medicamentos, ao menos que os sintomas envolva a pessoa de uma maneira á não ter domínio das situações corriqueiras, ou seja, quando o grau de ansiedade é muito grande ao ponto de não se perceber, escutar, atrapalhando sua rotina no trabalho ou em qualquer outra situação. Nestes casos os medicamentos (benzodiazepinos), entram auxiliando o tratamento juntamente com a ajuda profissional do psicólogo. A ansiedade é um sentimento universal, uma reação normal do organismo humano, o que eu trouxe para hoje foi uma “pincelada”, se podemos dizer assim, da “má” ansiedade, um dos sentimentos bastante presente em nossa sociedade.

Para finalizar uma pergunta: Esta “má” ansiedade tem cura? Como estamos dialogando emoções, não fazemos uso do termo cura, mas termos como melhorias, recuperação, assim como controle da ansiedade torna-se possível após tratamento. O primeiro passo para este controle da ansiedade é o reconhecimento de que precisa ser ajudado, aceitar que através da fala vai recuperar estruturas do Eu para enfrentar situações.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo CRP02.14558

2 pensou em ““Má” ansiedade

  1. Diego, a ansiedade é um sinal de aviso sobre o perigo, podemos dizer que a ansiedade capacita a pessoa para enfrentar o perigo. A ansiedade surge quando não temos respostas para nossas perguntas, agora vai depender da estrutura de cada pessoa para interpretar situações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *