Meus avós.

diadosavac2b3s

Em razão da comemoração ao dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, o dia 26 de Julho, no Brasil, foi escolhido como a data comemorativa aos pais de nossos pais: O  DIA DOS AVÓS.

Os pais de meu pai, Seu Zito Mariano, chamavam-se José Mariano de Barros (Zezé Mariano) e Laura de Lemos Vasconcelos. Os pais de minha mãe, Dona Anita, chamavam-se Célio Meira e Alzira de Oliveira Valois.

Pelo lado do meu pai, meus avós receberam quase 30 netos. Estou entre os dez mais novos. Vovó Laura quando faleceu, em 1970, eu ainda era muito pequeno não tenho lembranças dela. Já no caso de vovô Mariano guardo boas lembranças. Já com idade avançada, gostava de fazer, nas tardes ensolaradas, um “plantãozinho” na calçada da Igreja do Rosário. Faleceu de morte natural na metade da década de 1980.

mariano

Já pelo lado de mamãe, meus avós não puderam conhecer todos os netos, isso porque, tive um tio, chamando Dante, que teve inúmeros casamentos, alguns deles fora do estado de maneira tal que nem todos seus filhos tiveram o prazer de conhecer os avós. Já com relação à hierarquia cronológica dos primos, pelo lado de Dona Anita,  sou o segundo mais novo de um total acima de trinta.

celio-meira

Vovô Célio, faleceu de morte trágica no início da década de 1970, mais precisamente no dia 21 de setembro de 1972. Tenho poucas lembranças dele. Já vovó Alzira  tive um bom contato, apesar de nos últimos anos de sua vida ter ficado com dificuldade de locomoção. Vovó Alzira veio a falecer em 1979 em pleno sábado de Zé Pereira.

Portanto, no dia dedicado aos avós me reservo às comemorações mentais. Meus dois avôs, viviam em mundos completamente diferentes. Um era da Roça, Comerciante respeitado do ramo  de bovinos e equinos. Sua principal festa do ano era a tradicional 1º Feira de Agosto. Vovô Célio, homem fidalgo, um verdadeiro gentlemen. Chegou a ser presidente da APL (Academia Pernambucana de Letras). Acho que meu apetite pela leitura e a minha facilidade para escrever, como também à minha simpatia por cavalos, é fruto da mistura destas composições genéticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *