O Normal e o Patológico na literatura acerca dos fenômenos de Transe de Possessão nos Cultos afro-brasileiros

Os estados de transe de possessão são caracterizados como perdas provisórias da consciência apresentando sintomas dissociativo, em psiquiatria são estudados como perturbação isolada não do estado de consciência ou identidade cultural, não sendo categorizado como transtorno específico. O transe dissociativo engloba o contexto no qual o sujeito se encontra com comportamento estereotipado, apontado como estando além do individuo. O transe de possessão substitui a identidade pessoal por outra, associado a alterações de amnésia, e ações involuntárias.

No senso comum, chamamos os comportamentos patológicos de anormais os não patológicos de normais. Este conhecimento impregnou o campo da psiquiatria e psicologia por longo período de tempo, mas especificamente durante o século XIX e início do século XX. Emprega-se o termo normal como sinônimo de condição de saúde ou estado não-patológico. “As diferenças entre normalidade e anormalidade no campo cultural encontram-se nas concepções sobre as enfermidades destes dois mundos”.  (MIRANDA, 2001.p.362).

Nas leituras cientificas, emprega-se o termo normal como sinônimo de saúde ou estado não-patológico. Estudando o tema conhecido como normal, encontramos nesta palavra uma grande amplitude de significados. Sendo que a maior parte deles está distante do principal assunto. Pode considerar como algo desejável, regra de comportamento, ou de funcionamento mais frequente, ou tudo que está próximo de uma média estatística, atual. Nas questões relacionadas ao comportamento anormal inclui-se um juízo de valor que venha promover alteração ou transtornos de uma condição de preservação ou de uma perturbação estrutural, seja ela do ser vivo ou de parte de seu organismo. Levamos em consideração a qualidade atribuída a algum acontecimento que afete outra pessoa sendo considerado danoso para sua funcionalidade estrutural. (DALGALARRONDO, 2000).

Os fenômenos expressos durante as possessões nos estados de transe apoderam-se de invocações especiais manifestando o está ou cair de santo, na prática do Xangô. O sujeito em estado alterado de consciência, não se lembra de seus atos, e não sabe o que diz, se apoderando dele o orixá desenvolvendo suas obras. Por esta razão, o portador, perde sua personalidade terrestre e humana adquirindo honras a que tem direito, do Deus que nele se revela. (RIBEIRO, 1952). As predições são realizadas particularmente, o Pai de santo é quem dirige as cerimônias, interpreta os desejos e ordens dos santos, com quem se comunicou em particular no santuário, trazendo predições que devem ser conduzidas aos crentes.

Até próxima sexta-feira

Leia a PRIMEIRA parte desta série.
Leia a SEGUNDA parte desta série.
Leia a TERCEIRA parte desta série.
Leia a QUARTA parte desta série.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

2 pensou em “O Normal e o Patológico na literatura acerca dos fenômenos de Transe de Possessão nos Cultos afro-brasileiros

  1. parabéns,por essa visão imparcial sobre o assunto.isto mostra a honestidade em apresentar as diversas características do transe.sem pré-julgamento ou preconceito ao tema.

  2. Cleiton, por que o interesse pelo tema? porque não outras areas?
    Estou acompanhando e gostaria de saber se termiona na proxima semana mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *