Uma Revisão de Literatura sobre os Estudos de Transe de Possessão em Psicologia. (PARTE 02)

Continuando nas postagens que trarão durante este mês um trabalho bibliográfico sobre os Transes de Possessões no candomblé, apresentaremos hoje uma sí­ntese da Introdução do artigo intitulado: Uma Revisão de Literatura sobre os Estudos de Transe de Possessão nos Cultos afro-brasileiros em Psicologia.

Leia a primeira parte desta série.

____________________________________

Introdução

Foi nas primeiras décadas do século XVI até fins do século XIX que teve início a vinda de negros para o Brasil, alimentando o paí­s com mão-de-obra escrava nos vários ciclos econômicos pelos quais passou desde a sua descoberta até a sua transformação em República. (SILVA, 2005). A chegada dos escravos ao Brasil trouxe diferenças linguí­sticas, litúrgicas, mitológicas e religiosas. A Igreja Católica Romana ordenou o batismo e o sacramento dos negros, mas mesmo assim foi possí­vel desenvolver e transmitir suas tradições culturais e religiosas mantendo alguns laços com as suas heranças étnicas. Num processo aculturativo, entre nações impulsionadas por fragmentação de memória étnica, esses escravos desenharam um modelo social econômico, estático e evidentemente cultural daquele grupo. (LODY, 1987).

Vale salientar que o sincretismo religioso já existia nas religiões africanas mesmo antes dos negros serem trazidos para o Brasil, caracterizado pela associação entre os deuses das várias etnias. Os orixás são divindades que presidem aspectos da natureza, vistas como forças espirituais humanizadas, com características fí­sicas e personalidades próprias. (SILVA, 2005). Dentre estas tradições africanas o culto aos orixás foi de grande importância nas religiões Afro. Os deuses africanos se aproximavam dos santos católicos, santificados por suas virtudes, valentia, resistências, ou seja, pela sua função de vida na terra, considerados intermediários entre os homens e Deus. (SILVA, 2005).

Verger (1981), cita que São Jorge é identificado com o orixá Oxóssi, Deus dos caçadores, no Rio de Janeiro, e é ligado a Ogum, deus da guerra, compreensí­vel aos dois Orixá¡s, considerando a relação apresentada nas gravuras de São Jorge como um valente cavaleiro em ferro, armado com lança, matando um dragão enfurecido, caça predileta do Deus dos caçadores. No Brasil temos mais de uma terminologia organizada por alguns estados para a religião do candomblé. Este modelo religioso encontrou no Nordeste campo fértil para a disseminação religiosa e o termo Xangô é empregado em Pernambuco. (LODY, 1987: 12).

O orixá seria, em princípio, um ancestral divinizado, que, em vida, estabelecera ví­nculos sobre certas forças da natureza, como trovão água, vento, assegurando-lhe a possibilidade de exercer atividades como a caça, e trabalhos com metais e plantas. O poder do ancestral orixá após sua morte teria a faculdade de encarnar-se em um de seus descendentes durante o fenômeno do transe de possessão por ele provado. (VERGER, 1981).

Adentrando ao grupo, o adepto se integra numa enriquecedora expansão, passando por um conjunto de rituais que provocam no sujeito um comportamento involuntário nas atividades costumeiras da religião como situações de perdas transitórias da consciência. A crença na manifestação de um orixá, os fenômenos possessivos provocados por meios de práticas evocatórias, nos coloca em um capí­tulo importante para a reflexão antropológica, psiquiátrica, assim como psicológica, visto que os estados de transe de possessão são comportamentos aculturados, em um processo dito primitivo, que envolvem sentimentos religiosos e históricos da evolução do homem entre os povos.

Próxima semana: A religião africana: um pouco de história.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

7 pensou em “Uma Revisão de Literatura sobre os Estudos de Transe de Possessão em Psicologia. (PARTE 02)

  1. Hoje o blog está de parabéns, lindas passagens de nossa cidade das décadas passadas, e este escrito maravilhoso com relação ao candomblé no Brasil, leituras gostosas.

    • Lindas, lindas, lindas…
      Concordo plenamente, que bom seria se pudéssemos ver na prática o que o Cristianismo (por exemplo) prega: paz, amor ao próximo, tolerância, compaixão, benignidade etc. Isso independente de religião. Ótimas palavras também as suas.

      grande abraço

  2. perai vi que o candoblé para não dize macumba é religião?

    Onde vamos chegar ?

    Vamos com calma pessoal Uma coisa é descrimina outra é passar a mão na cabeça e dizer que é religiao.

    pode ser uma forma deles se sentirem como religião, ai sim podemos aceitar, comparar com religiao é demais

  3. Paulo,

    o texto está dividido em cinco partes, mas já na primeira postagem o sincretismo religioso é citado, ou seja, junção de duas ou mais religiões. Na transição dos negros africanos para o Brasil eles troxeram entre outras coisas a religião deles, não criamos e sim é uma prática religiosa africana.

    Na próxima semana trago o contexto histórico africano e fica mais claro para entender.

  4. Em um país como o nosso que se caracteriza por grande diversidade cultural, etnica e até climatica e que age na constituição das crenças, costumes, produção da fala … torna-se ainda mais visível a pluralidade do homem e o quanto está se faz necessario para o tornar singular, (bonito isto não!?) quem derá eu um dia poder conhecer e comteplar de perto estas diferenças.

    No 1° período do meu curso, fizemos uma visita, através da disciplina de Antropologia aplicada a Psicologia, ao terreiro de Santa Barbara, o único terreiro da Nação Xambá em nosso estado, a visita tinha como finalidade trabalhar o etnocentrismo e dispertar o relativismo.
    Cleiton,
    Estou gostando muito do artigo, fico aguardando a continuação

    • Mychelson,
      que bom seria contemplarmos isso de perto de forma amigável e tranquila não é? Mas infelizmente existem aquelas que se dizem donas e verdadeiras palavras…

      Em relação ao artigo também concordo com Edaine Ferreira e com você, ótimo post.

    • Mychelson,

      foi justamente a partir de momentos como estes que você viveu no terreiro de Santa Barbara que despertou meu interesse por este tema. Nosso pais é tão rico em diversidade cultural assim como em preconceituar comportamentos.

      Nesta sexta trago o contexto historico,

      abraço e obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *