Sobre Timidez

O comportamento de timidez é estar sempre em autovigia, o profundo complexo de inferioridade que o tí­mido carrega tem como meta principal disfarçar esta autovigia. Pessoas tí­midas geralmente gostam de ler, acumulam sempre algo considerável do ponto de vista econômico. O tí­mido geralmente adotam atitudes visando seu interesse.

A timidez traz no comportamento diversas situações de atividades egoístas. Não revelar quanto ganha, como ganha, não dividir algumas questões financeira com o companheiro é sempre um mistério. O tímido tem a sensações que casou por acaso, e não fez uma escolha. Tem prazeres que jamais vai compartilhar com o cônjuge, afinal o anonimato deste prazer é um prazer, enorme e irrevelável.

A timidez é uma vergonha de âmbito social, obtendo o tí­mido a sensações de poder até mesmo quando não divide os sentimentos com o outro, ou seja, os sentimentos são seus, é o comportamento egoísta comentado anteriormente. Vantagens nas situações corriqueiras do dia-dia são provas visíveis de um comportamento de timidez. Mais adiante podemos dizer que a timidez é a prova maior de uma ação humana próxima da amargura, o tímido é um péssimo representante da alegria, o tímido sempre tem uma justificativa de sua importância pessoal, e essas justificativas sempre estão apontando para o meio social que não lhe proporcionou potência, não lhe ensinou como deve agir, como se deve fazer. Rejeita o outro por não ter lhe “ensinado” como agir, como fazer, seria dizendo a grosso modo, a resposta de um comportamento de timidez.

Próxima semana nos encontramos.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

3 pensou em “Sobre Timidez

  1. A timidez é a ação humana próxima da amargura o tímido é um péssimo representante da alegria. Nossa como é forte tudo isso e é a mais pura verdade.
    O timido é egoista sem saber que é.

  2. Amanda Priscila…

    Estudei com uma pessoa no Amélia Coelho que tem este nome, será que nos conhecemos?

    Você mora no cajá!? (não precisa responder onde, caso não more, se não quiser é claro)

    De qualquer forma, muito prazer!

    Também estou sempre por aqui, acompanhando as publicações de Cleiton, os comentários e comentando.

    Dialogando dessa forma notamos como o espaço nos oferece condições de trocarmos ideias e criarmos amizades, ou se for o caso retomar as antigas.

    Abraços!

  3. Mychelson é um nome forte. Eu não estudei no Amelia Coelho, moro no Maués perto da Farmacia, trabalho no Recife.

    Mychelson abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *