Sobre o Transtorno de Personalidade com Disfunção Cerebral

Para essa semana trago um tema pouco comentado, mas bastante presente em nosso cotidiano, vamos dialogar sobre algumas alterações comportamentais aos transtornos de personalidade, sendo estes transtornos relacionado a doenças cerebrais.

As atitudes de uma pessoa são observadas por diversas esferas, e a personalidade é o eixo primordial na estrutura dessas atitudes, e quando encontramos transtornos comportamentais, é na personalidade, possivelmente alterada, que encontramos o principal fator para a desorganização. No próximo parágrafo serão expostos alguns sinais comportamentais que possivelmente apresentam transtornos de personalidade, mais especificamente relacionada a lesões e disfunção cerebral.

Mudança fácil no comportamento como irritabilidade ou expressões de raiva e agressão assim como apatia, necessidades e impulsos que são reprovados pela sociedade como, por exemplo, de uma hora para outra roubar, comer muito e vorazmente, ter desconfiança e preocupações excessivas com determinado tema, a religião é o mais frequente, o individuo está excessivamente expressando o que seria certo e errado no seu comportamento como religioso.

Outro sinal bastante comum nesse tipo de transtorno são as alterações da velocidade da produção de linguagem e prolixidade. Neste caso a pessoa passa a ter na fala uma repetição viscosa para uma determinada situação, posso colocar como exemplo o comportamento de uma pessoa que repetidamente está prometendo vingança pela traição conjugal, é um ponto delicado na escuta clínica em situações de transtornos de personalidade com disfunção cerebral.

Estes comportamentos são significativos e caracterizados por ações pré-mórbitas, são alterações no comportamento causadoras de emoções, afetando os pensamentos, os impulsos e a necessidade pela morte. Esta necessidade pela morte é justificada pelas cobranças e conflitos do dia a dia, com isso alterando o significado das coisas, tornando-se distorcido da realidade. Estes comportamentos muitas vezes são interpretando pela sociedade como atitudes de pessoas estressadas. O mais viável em situações semelhante às descritas nesse texto é procurar um profissional, irá ajudar bastante.

Próxima sexta-feira nos encontramos

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

3 pensou em “Sobre o Transtorno de Personalidade com Disfunção Cerebral

  1. Cleiton este tema é bastante extenso, você poderia fazer como em alguns textos anteriores, dando continuidade numa próxima postagem acrescentando mais alguma coisa com relação a este transtorno.

  2. Paulina,

    você tem toda razão, é um tema bastante extenso, e vou precisar voltar com este assunto em outro momento. Obrigado pela sugestão.

  3. Meu filho teve o diagnostico.. TRANSTORNO DE PERSONALIDADE DEVIDO A DISFUNÇÃO CEREBRAL.. EM SIMPLES PALAVRAS, O SENHOR PODERIA ME EXPLICAR. MUITO GRATA, SILMARA V RIBAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *