O que é Homofobia?

No último dia 17 de maio foi comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia, uma razão a mais para discutirmos este assunto hoje. Vou tentar esmiuçar ao máximo este mal social que sempre existiu, mas a cada dia parece tomar mais espaço. Lá no início dos anos setenta o comportamento preconceituoso com pessoas que sentem desejos por parceiros do mesmo sexo ganhou nome e designação caracterizada como fobia, ou seja, quem tem preconceitos com gays pode considerar como uma doença, e mais do que isso, hoje nos Estados Unidos este tipo de comportamento adquire nova nomenclatura a homoignorância, mas afinal o que é a Homofobia? Por qual razão alguns aceitam e outros não?

Qualquer sentimento de preconceito, ódio e repugnâncias, costuma instalasse mesmo que de maneira inconsciente na mente do individuo que se encontra com alguma indefinição sobre determinado caso, para a Homofobia, é a identidade sexual do homofóbico que está indefinida, gerando dúvidas, revolta e angustias e com isso transferindo seu ódio para quem conseguiu assumir a sexualidade.

Podemos a grosso modo expor da seguinte maneira: para reafirmar a heterossexualidade o mecanismo de defesa que encontra é machucar, odiar e até matar o que está causando sentimentos e sensações satisfatórias mas que não pode viver, afinal é reprovado pelos grupos dos quais convive culturalmente (amigos e parentes), religiosamente (crenças) e ideologicamente (a maneira como pensa e age diante da sociedade). Outra questão que muitas vezes surge na clínica são os casos de depressão no homofóbico, estes casos surgem dos conflitos internos que estão em guerra consigo mesmo sem externar estas angustias que vive. Em tratamento psicológico é possível organizar esta formação de identidade insatisfatória, buscando uma organização sexual e consequentemente psí­quica. Pela riqueza do tema volto com este assunto na próxima sexta-feira.

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

8 pensou em “O que é Homofobia?

  1. Homofobia é palavra mal inventada. HOMO significa “mesmo”, FOBIA significa “MEDO”. Eu perguntaria: Quem tem medo de homossexual? Quem tem medo desses menininhos franzinos, delicados, cheios de caprichos bobos, com vozinha de mulher, que dão as costas para o seu parceiro, numa postura de total e absoluta passividade? Outro detalhe. Quem deve sentir ódio, cujo sentimento pode promover perversidade ou extermínio, é alguém que está envolvido com a homossexualidade, porque o heterossexual não sente nada com esse pessoal. Eu acho que quem mata homossexual é ASSASSINO e, a menos que em legítima defesa, deve ser condenado por homicídio, não por homofobia. Isto é uma bobagem, uma invenção idiota, que só frutifica na cabecinha de brasileiro bobo. Isto é falta de leitura, profundidade, falta de inteligência. Isto é armação de governos imbecilizantes, comprometidos com a Nova Ordem Mundial, lacaios da Globalização.

    • Sosígenes,
      vou repertir para você entender: seja Homofobia ou Homoignorância ou qualquer outra palavra mal inventada é sabio saber que existe sim quem mate por preconceito, ódio e repugnâncias, e quando este comportamento vem a tona é a identidade sexual do homofóbico que está indefinida, gerando dúvidas, revolta e angustias e com isso transferindo todo este sentimento para quem conseguiu assumir a sexualidade.

      E quanto mais estudamos mais observamos que não é impossível a existência do termo “gordofobia” pois também existe pessoas com intolerância a quem está fora dos padrões exigido pela sociedade.

  2. TAMBÉM PODE SER ENTENDIDO COMO ” NINCHOS” POLÍTICOS. O FALSO APOIO DO CONGRESSO, PARA A CERTEZA DO VOTO. A TV GLOBO TAMBÉM FAZ ISSO COM MAESTRIA.

  3. Correto, Débora. Homicida é homicida, é animal antissocial. Também não se pode CRIMINALIZAR opinião. O heterossexual não pode ser INCRIMINADO por HOMOFOBIA, porque não gosta de homossexual, nem o homossexual pode ser INCRIMINADO por HETEROFOBIA, porque não gosta de heterossexual. É outra imensa idiotice. Tudo que acontece entre um HETERO e um HOMO é HOMOFOBIA. Daqui a pouco, o indivíduo que espancar uma pessoa gorda será acusado de GORDOFOBIA. Ora, vamos estudar, pessoal!

    • Como o senhor foi infeliz nesse comentário. O preconceito já vem do que o senhor diz “Quem tem medo desses menininhos franzinos, delicados, cheios de caprichos bobos, com vozinha de mulher, que dão as costas para o seu parceiro, numa postura de total e absoluta passividade?” que coisa feia um senhor tão estudado e esclarecido. Acho que é uma falta de leitura e inteligência da SUA parte. Quando se fala de medo não é o físico, pois não só tem pessoas homoafetivas como o senhor descreveu, sabemos muito bem disso e além do mais o que possui uma postura ativa no ato sexual também é homoafetivo, o medo é o psicológico que faz externar essa violência, o medo de ser reconhecido ou de ter a sua própia sexualidade exposta pelo outro. Não venha o senhor dizer que esse tipo de preconceito não existe.Também não está em discurssão se as pessoas devem ou não gostar de pessoas homoafetivas, devemos sim RESPEITAR. Agora se a questão é de nomenclatura então vamos enquadrar mesmo esses tipinhos de pessoas como ignorante mesmo e deixar de fazer um discurso tão hipócrita.

      • Ana Paula, é por este caminho que realmente estamos discutindo o texto desta semana, e acrescento, para quem não entendeu o que escrevi, é valido ler seu comentário, pois apresenta a proposta numa clareza e leveza evidente.

  4. homofobia sim é crime,porém não devemos nos deixar levar por causa de uma escolha sexual de cada um, venham a impedir uma opinião contraria já que vivemos num país democrático.Devemos sim respeita-los,ama-los,mas de contra partida eles também devem respeitar quem não aceita,não é preconceito mais sim uma opinião como qualquer outra.

    • Edaine vivemos num pais democrático e mais que isso precisamos respeitar o outro, afinal seja hetero, homo, bi, velho ou novo respeito vem em primeiro ligar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *