Música e Psicologia

Música: arte e ciência de combinar os sons de modo agradável aos ouvidos, isto para o dicionário Aurélio, enquanto no Houaiss encontramos (…) combinações de sons de forma harmoniosa, partitura, (…) sequência de sons agradáveis. Mas realmente seria só isso? Música seria “apenas” combinações de sons? Observando pelo olhar da psicologia, basta estarmos num ambiente com música para que sua influência se incline para nós, como aspectos positivos assim como negativos sobre os processos intelectuais do sujeito.

O filósofo Platão diz que a educação musical é a mais poderosa na construção do sujeito, porque permite introduzir na alma da criança, deste a mais tenra infância, a virtude. A pessoa bem educada musicalmente mais facilmente percebe harmonias, sensibilidades e belezas invisíveis. E como seria está bem educado musicalmente? Platão coloca que músicas com vícios, repetições, baixezas,ações indignas e que denote mesmo que indiretamente crueldade ou promiscuidade classificaria como depravação moral.

Sintetizando: músicas são harmonias que penetram na alma, de tão sublimes não podemos visualizá-la, a música nos transporta para elevadas esferas de mundos sureais e morais. A música superior é aquela que lhe faz pensar, lhe transporta realmente para outro universo, aquela música não repetitiva. Estamos a mercê de alienações musicais, mas vale lembrar que temos um cardápio de bons gostos para educar nossa mentalidade, nossa maneira de pensar de sentir.

Até próxima sexta-feira

 

Cleiton Nascimento
Psicólogo
CRP02.14558

5 pensou em “Música e Psicologia

  1. Como é interessante as habilidades que o homem é capaz de desenvolver, e como é bonita a capacidade de externalizar através da música suas experiências, percepções, sensações…

    Particularmente sou super adepto da frase “minha vida tem trilha sonora”, seria capaz de canta-lá em varias canções.

    Cleiton, estou gostando demais das publicações, espero a próxima sexta.

    Abraços!

  2. Mais um vez

    Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
    mas uma vez, eu sei
    escuridão já pior, de endoidecer gente sã
    espera que o sol já vem…

    Quem acredita sempre alcança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *