Noite de São João: os fogos “peitaram” as leis dos homens…..

Os festejos juninos se configuram na maior manifestação popular do Brasil. Os nortistas, pela fé ou espírito festeiro, são os protagonistas pela construção desse verdadeiro patrimônio imaterial nacional. Na Vitória de antigamente os atos religiosos, por parte dos brincantes,  nesse contexto  (São João), eram tão importantes quanto os outros elementos.

Nas últimas décadas, no rastro da agenda de outras cidades, nosso lugar (Vitória) procurou  “levantar” a bandeira do São João para grandes plateias. Para alguns, o melhor caminho. Para outros, eventos sem identidade e um verdadeiro “ralo” para o dinheiro público. O fato é que os gestores de plantão passaram a “jogar” suas fichas nesse modelo de festa sem se preocuparem com dia de amanhã, ou seja: o que fica de concreto quando Marília Mendonça desliga o microfone? 

Na noite do último dia 23 de junho, noite apoteótica do referido ciclo festivo, registramos o Pátio de Eventos Otoni Rodrigues deserto. Claro que o mesmo deveria permanecer deserto. Pelo segundo ano seguido, os desdobramento da pandemia do novo coronavírus  nos impôs um quase silêncio absoluto nessa questão (festa e aglomerações).

Apesar dos impedimentos legais, compreensivos e necessários, tais como  proibição de festas e fogueiras,  poderíamos dizer que em nossa cidade a tradição dos fogos de artifícios “peitou” as leis dos homens,  riscando assim os céus antonenses.

De dentro de casa, por exemplo, na noite do dia 23, o São João não passou-me  em branco por conta das guloseimas de milho e dos estampidos dos fogos, este último pontualmente vetado, mas não cumprido pelos “tradicionalistas”:   ou não fiscalizado corretamente  ou muito menos  coibidos  por quem de direito.

Assim sendo, irmanados na fé que embala o ciclo junino ou mesmo no desejo de cair no verdeiro  arrastapé,  esperamos celebrar e festejar, em 2022, os três santos com muita alegria – Viva Santo Antonio, São João e São Pedro……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *