Eleição Conselho Tutelar – por Wanessa Freitas.

Em abril de 2019 foram abertas as inscrições para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Vitória de Santo Antão/PE com a finalidade de eleger cinco candidatos para exercer a função de conselheiros tutelares nos próximos quatro anos. O processo seletivo está sendo conduzido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória de Santo Antão – COMDICA e fiscalizado pelo Ministério Público de Pernambuco – MPPE. O COMDICA é o órgão responsável pelo planejamento e execução de programas de proteção socioeducativo a eles destinados, bem como realizar os processos seletivos para eleição dos conselheiros tutelares.

Vale destacar que o COMDICA juntamente com o Ministério Público, este ano, delinearam de forma positiva a seleção dos pré-candidatos ao Conselho, haja vista a preocupação com o comprometimento dos futuros candidatos ao cargo almejado. Deste modo, tendo em vista a importância do cargo a ser ocupado, houve uma considerável ascensão de nível no que se refere as exigências documentais e critérios avaliativos.

No dia 8 de agosto de 2019, foi realizado prova escrita com um grau de dificuldade elevado com finalidade de testar o conhecimento dos pré-candidatos ao cago de conselheiros. Assim, não corre o risco de pré-candidatos que não tenha nenhum conhecimento técnico se tornarem legitimados a concorrerem a vaga de membro do Conselho Tutelar.

Dia 15 de agosto de 2019, o COMDICA estará divulgando a lista dos aprovados. E é bem provável que esta avaliação venha a enxugar o número de candidatos, tornando assim uma disputa mais seletiva, haja vista a reputação que o Conselho Tutelar tem a manter. Devemos como sociedade enaltecer pessoas que tenham comprometimento e responsabilidade com serviço público, principalmente quando esses serviços são voltados para a proteção dos direitos da criança e do adolescente, pois estes são o futuro da sociedade, cuidando deles estamos cultivando o futuro da nação.

Portanto, gratula-se ao Presidente, Vice-presidente e Secretária do COMDICA Danilo Barbosa, Fernando Ribeiro e Vanessa Dutra, como Também ao Promotor de Justiça, Leonardo Brito por esta preocupação, responsabilidade e iniciativa, pois esta notória evolução estará fazendo a diferença nos próximos anos.

1 pensou em “Eleição Conselho Tutelar – por Wanessa Freitas.

  1. É de suma importância que as instâncias de poder e de acordo com a sua competência zelem pela lisura do processo de seleção para a função de Conselheiro Tutelar e é também de fundamental importância que os diversos Órgãos Públicos envolvidos na questão da Proteção da Criança e do Adolescente ofereçam serviços de qualidade, eficientes e que tenham resolutividade frente a tão grave problematica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *