Apelidos Vitorienses: Zé Catinga.

ze-catinga

Concluindo este primeiro ciclo de matérias postadas na coluna “Apelidos Vitorienses”, onde catalogamos vinte e cinco vitorienses que são mais conhecidos pelo apelido de que pelo próprio nome, revelaremos, hoje, a origem do apelido do senhor José Manuel  de Souza.

Segundo nos contou o amigo José Manuel, seu apelido teve origem quando ele ainda era criança, na faixa dos  sete anos de idade, isso ocorreu, lá no início da década de 70. De origem humilde, O senhor José Manuel morou em uma rua (Rua Amarela) sem saneamento, ou seja, o esgoto corria a céu aberto.

Disse-nos o senhor José Manuel que naquele tempo o que não faltava nestes lugares era rapazinho que gostava de fazer crianças brigarem. Depois de ser incentivado a brigar, cujo castigo para quem perdesse a luta seria um banho de lama de esgoto, o senhor José  Manuel foi “banhado” com a água suja que corria na valeta.

Aborrecido com acontecimento o senhor José Manuel passou o dia em casa,  só saindo à rua para brincar novamente no horário noturno. Ao chegar próximos aos colegas, um deles, que era  chamado por PIXÓ, começou a dizer que ele estava sujo e fedendo, chamando-o, pela primeira vez, de ZÉ CATINGA.

Mesmo depois de resistir bravamente, por mais de uma década,  em virtude  do apelido que PIXÓ lhe colocou, Zé Catinga teve novamente  seu nome lembrado, por outro amigo, no meio da feira, uma vez que  no centro comercial ele só era conhecido por “ZÉ”. Desse dia em diante,  o tal “ZÉ”, passou a se chamar também,  Zé Catinga. Pois bem, foi assim que o  senhor José Manuel de Souza, definitivamente, passou a ser ZÉ CATINGA. Portanto, eis aí mais um vitoriense que é mais conhecido pelo apelido de que pelo próprio nome. Veja o vídeo:

Veja outros Apelidos Vitorienses:

1 pensou em “Apelidos Vitorienses: Zé Catinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *