RETROSPECTIVA 2013: Fatos Marcantes e Sociais

sosig

jan

Dilson Lira - Jornal da VitoriaNo dia 05 morre o poeta e precursor dos anúncios falados e projetados, Dilson Lira. Seu corpo foi velado na sede do Instituto Histórico da Vitória.

jan

barreira1No dia 16, por conta de um vazamento, aconteceu um deslizamento na barreira em frente a COMPESA. O barro invadiu a Avenida Henrique de Holanda. Não houve registro de acidentados, apenas danos materiais.

jan

2_408x447Um acidente trágico no estado da Bahia, interrompeu a vida do comerciante Barão. Seu funeral foi marcado por dor e homenagens das pessoas montadas a cavalo.

MAR

tv-fora-do-arA TV Vitória passa um período fora do ar. Os telespectadores, em momento algum,  foram informados dos reais motivos  da paralisação.

MAR

lei-secaA Operação Lei Seca  realiza blitz na nossa  cidade, impondo  assim, mudanças de comportamento nos motoristas que dirigem depois de  ingerir bebida alcoólica.

ABR

desenvolvimento-de-sites-internet-brasilBlogs da cidade (A Voz da Vitória e Blog do Pilako) atingem picos de audiência. Definitivamente a população da Vitória passa a adotar os blogs da cidade como leitura diária. Os blogs passam a pautar os assuntos na Terra de Antão Borges.

MAI

ex-vereadorNo dia 05 faleceu o ex-vereador e ex-presidente da Câmara da Vitória, Antônio Pereira. O seu corpo foi velado no prédio da Câmara e sepultado na sua terra natal, Passira.

JUN

mNa manhã do dia 04, sob o comando da Promotora de Justiça Vera Rejane aconteceu a primeira audiência pública para tratar da remoção da feira livre do centro da cidade. Feirantes, moradores, imprensa e demais autoridades constituídas se fizeram presentes.

JUN

maniConectados com os movimentos ocorridos em todo Pais, onde jovens empunhando cartazes foram às ruas pedindo o fim da corrupção, em nossa cidade um bom número de estudantes, na tarde do dia 19, fizeram passeatas e gritaram palavras de ordem.

JUL

7239No dia 17, o comerciante e carnavalesco, Sérgio Tarso, foi vítima de morte súbita. No seu sepultamento, uma pequena orquestra de frevo realizou  as devidas homenagens.

AGO

Inaugurado em 16 de agosto de 1913, o imponente prédio do Mercado de Farinha, comemora seu centenário, depredado, totalmente abandonado e esquecido pelo poder público municipal.

AGO

duda-da-passiraA sanfona do mais famoso tocador da cidade, Duda da Passira, para de tocar com o seu falecimento no dia 30. Muitas homenagens foram feitas e o seu cortejo foi marcado por muita emoção.

AGO

estetoscopio-curso-de-medicinaO polêmico Programa Federal – Mais  Médico – que teve por objetivo a importação de médicos de Cuba para atendimento a população brasileira, sobretudo as de baixa renda, parte deles tiveram treinamento nas dependências da UFPE-CAV, ou seja, em nossa cidade.

SET

sobrado2Após muita dificuldade, finalmente, com a ajuda dos sócios, vereadores e prefeitura e,  sob a liderança e a determinação do Presidente do Instituto Histórico, professor Pedro Ferrer, o Sobradinho da Rua Imperial é parcialmente restaurado.

SET

praca (4)No dia 11, aconteceu na Praça da Matriz, promovido pelo MAPA – Movimento de Amigos Protetores dos Animais da Vitória, a primeira Feira de Adoção de Animais da cidade. O evento alcançou seus objetivos.

SET

jonzaNo dia 24 morre o tabelião João Valois. Seu “jonza”, como era carinhosamente chamado, foi membro atuante na sociedade vitoriense. Seu corpo foi sepultado no cemitério Morada da Paz em Paulista.

OUT

santamariaNo dia 04 a direção do Hospital Santa Maria reúne a comunidade médica e sociedade em geral, no pátio do hospital, para comemorar a passagem do seu Jubileu de Ouro.

OUT

comediaUm movimento intitulado: Comédia de Quinta, articulado pelo produtor Célio Bisneto, trouxe vários comediante do  chamado stand-up, alguns deles, com passagem pelos principais programas televisivos do gênero no País.

NOV

8000

No dia 19 de novembro o Blog do Pilako alcança a postagem de número 8.000.

NOV

TaxímetroNo dia 25 os táxis legalizados da cidade começaram a colocar o taxímetro. Deste dia em diante os passageiros passaram a pagar as corridas com bandeiradas e por km percorrido, assim como tarifação pela hora parada.

NOV

instituto (25)Instituto Histórico homenageia um dos sócios  fundador da instituição, senhor Severino das Neves Junior, popularmente conhecido por Seu Vino, pela passagem dos  seus  100 anos de vida.

NOV

Foto: Divulgação

Recebe título de cidadão vitoriense em sessão solene no Clube Abanadores “ O LEÃO”, entre outros, 0 Reverendíssimo Senhor Arcebispo de Olinda e Recife Dom Antônio Fernando Saburido. O Arcebispo, quando criança, morou em nossa cidade e começou sua vida  religiosa, como acólito, na Igreja Nossa Senhora do Livramento.

NOV

plkDe maneira inovadora o Blog do Pilako e a PLK WEBTV lançam as mensagens natalinas em vídeos para internet. Pessoas das mais variadas tendências se utilizam do novo serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *