RETROSPECTIVA 2012: Fatos Culturais, Artísticos e Esportivos que marcaram o ano.

artisticos

mar

Ruas do Livramento serviram de circuito de Kart

Na tarde de 19 de março, as principais praças localizadas no bairro do Livramento serviram de “circuito de rua” para um grupo pilotos de Kart. O treino exibição, foi promovido pelo amigo Mário Sette, empresário do grupo Sheva Veículos, chamando atenção de vários curiosos e amantes da velocidade.

abr

Academia de Letras empossa novos acadêmicos

Sob o comando da sua presidente, a Professora Severina Moura, aconteceu em 14 de abril, nas dependências do Instituto Histórico, uma reunião festiva da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência para dar posse aos novos acadêmicos: os professores Rafael AugustoSerafim LemosGasparina Miranda e Savana Santos.

mai

Campeão olímpico, Rogério Sampaio, participa do lançamento do projeto “Judô Mais Educação”

rogerio-300x195O lançamento do projeto “Judô Mais Educação”, lançado no dia 05 de maio promovido pela Prefeitura de Vitória, contou com a participação do campeão olímpico Rogério Sampaio, medalha de ouro em Barcelona e premiado pela Federação Internacional de Judô como melhor judoca do mundo em 1992.

mai

Vitória é Vermelha, Preta e Branca

Logo após o apito final do árbitro da partida entre SPORT e SANTA CRUZ pela final do Campeonato Pernambucano, ocorrida no domingo, 13 de maio, as ruas centrais da Vitória foram invadidas pelos torcedores tricolores. Com uma manifestação espontânea e natural, os apaixonados pelo TIME da COBRINHA vibraram em carreata vindo de todas os bairros da cidade em direção à Praça da Matriz, formando naquele local uma aglomeração que mais parecia um “carnaval fora de época”.

mai

Meninas do Vitória das Tabocas conquistam campeonato

As meninas do Vitória das Tabocas, foram agraciadas pela conquista do Campeonato Facol Feminino 2012, ocorrido no dia 12 de maio, no Carneirão. Com a conquista, o time das meninas garantiu a participação na Copa do Brasil em 2013.

mai

Museu do Instituto participa da 10º Semana de Museus

museu-ihgvsa (1)Museu do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória participou da 10º Semana de Museus, que ocorreu no dia 20 de maio. Além de um mural de fotos preparado especialmente para o evento, o visitante pôde conhecer as dependências do museu recém inaugurado.

jun

Poetisa Vitoriense faz Cordel sobre o Acordo Ortográfico Brasileiro

[rpfA professora Heronita Dantas, que ministra, com reconhecida competência, aulas de Português e Inglês nos colégios Weigelia Galvão (Municipal) e Amélia Coelho (Estadual), elaborou uma verdadeira obra no campo da Literatura de Cordel, através da qual ela verseja sobre o Acordo Ortográfico Brasileiro. Clique e leia o cordel.

jul

Jovens atletas vitorienses são destaque em Campeonato Pernambucano

Os três jovens atletas vitorienses Jefferson SantosWellington Renato Cosme Filho, participaram com exito do Campeonato Pernambucano de Karatê, ocorrido no inicio deste mês. Jerfesson levou dois bronzes, Wellington levou 3 bronzes e o jovem Cosme foi consagrado campeão, levando medalha de ouro na categoria Combate, além de mais duas medalhas de bronze, nas categorias Combate por Equipe e Kata por Equipe.

jul

Luciene Freitas lança LIBERDADE AMORDAÇADA

Na noite do dia  13 de Julho aconteceu no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, o lançamento de mais um livro da escritora vitoriense Luciene Freitas, com o título LIBERDADE AMORDAÇADA.

set

Pedro Ferrer lança novo livro: Vi Nascer

Salão Nobre da “Casa do Imperador” serviu, mais uma vez, de palco para um grande acontecimento cultural na nossa cidade. No dia 21 de Setembro o Professor Pedro Ferrer  lançou mais um livro, cujo o título, “Vi Nascer”, retrata bem o conteúdo da obra. Trata-se de um resgate histórico da fundação da primeira Faculdade na cidade e um reconhecimento público à aqueles que tanto se empenharam na difícil tarefa  da transformação de um sonho em uma realidade edificante.

nov

Vitória foi palco de vários jogos da Copa Libertadores Feminina 2012.

Pela primeira vez O Carneirão sediou jogos da Copa Libertadores Feminina 2012.

dez

CEM ANOS DO NASCIMENTO DE GONZAÇÃO

No centenário do Rei do Baião, várias homenagens foram feitas durante todo o ano (carnaval e 7 de setembro), destacamos o evento promovido pelos alunos da rede municipal (Escola Weigélia Galvão e Comercial Prefeito José Joaquim da Silva), sob a coordenação e orientação do professor Johnny Retamero, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória.

dez

Mestre do Jiu-Jitsu, Júlio Cézar, ministra treino em Vitória.

jui1 (5)No dia 13 de dezembro, nossa cidade viveu um dia de glória, mais precisamente, para os adeptos do Jiu-Jitsu (arte suave), isso porque, pela primeira vez na história da modalidade, que começou a ser praticada em nossa cidade há 15 anos, pode contar com a presença do Mestre Júlio Cézar na Academia GFTeam Vitória.

Júlio César já foi por mais de 20 vezes campeão estadual, no Rio de Janeiro, além de várias vezes campeão brasileiro e diversas outras conquistas.

jui1 (6)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *