Retrospectiva: Os fatos Marcantes e Sociais que marcaram na cidade em 2011

Guerra entre cantores: Confusão na Duque marca último dia de carnaval.

No dia 07 de março, último dia de carnaval em nossa cidade foi marcado por uma confusão que só gerou desconforto entre os foliões vitorienses. A praça Duque de Caxias se transformou num verdadeiro ringue entre o cantor Alceu Valença e o cantor Pierre. O artista vitoriense puxava o bloco A Girafa, e ao chegar na Duque, onde estava o pólo do governo do Estado, teve uma enorme confusão… O que era para ser um encontro harmonioso, acabou se transformando numa troca de insultos.

Jornalismo irreverente: Blog é lançado em Vitória e “tira onda” com o noticiário vitoriense.

Logo depois do carnaval, no dia seguinte da confusão entre cantores na Duque de Caxias, surgiu o Blog Deu O Carai em Vitória, um irreverente jeito de falar sobre os fatos vitorienses. Segundo seus idealizadores, que são formados sabe-se lá por quem, relatam que o blog foi a forma que eles encontraram para colocar a boca no trombone, cobrando melhorias, chutando literalmente o pau da barraca.

Morre seu Zito Mariano, empresário vitoriense

No dia 24 de Março, Zito Mariano, empresário vitoriense faleceu em decorrências a complicações cirúrgicas, depois de vários meses internado. O empresário também foi fundador do Lions Club e do Bloco da Saudade, além de participação ativa em diversos movimentos sociais.

Morte de Luciano Pedrosa, radialista e apresentador de TV, tem repercussão nacional

Foto: Reprodução TV Vitória

O apresentador e radialista Luciano Pedrosa morreu no dia 09 de Abril, assassinado com vários tiros, enquanto esperava uma refeição num restaurante. Luciano era apresentador do programa Ação e Cidadania, na TV Vitória. A sua morte foi repercutida em diversos meios de comunicação de todo o país, por se tratar de um repórter, que tinha uma linha forte de denúncias, sendo provavelmente a causa de sua morte.

Morre Dona Áurea Ferrer, matriarca da Família Ferrer

Foto: Acervo da Família

Faleceu no dia 18 de Abril, aos 105 anos, a matriarca da família Ferrer, dona Áurea Ferrer de Moraes. Dona Áurea foi fundadora da empresa PITÚ junto com o marido, Severino Ferrer, e por um amigo da família, Joel Cândido Carneiro. Dona Áurea era mãe do ex-prefeito José Augusto Ferrer de Morais.

Os Bingos, que outrora faziam parte do cotidiano da cidade, voltaram com força em 2011.

Em maio deste ano, a onda dos Bingos voltaram a nossa cidade. O primeiro foi realizado pelo time Vera Cruz, no dia 03 de maio, seguindo pela comunidade católica da igreja do Livramento, que foi realizado em 23 de outubro, já no início de dezembro foi a vez do Grande Bingo, que foi realizado em prol da construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Bela Vista. Por muito tempo os Bingos fizeram parte do cotidiano vitoriense, será que essa moda vai voltar?

Estudantes do CAV/UFPE fazem movimento cobrando que o Hospital João Murilo seja Hospital Escola.

Foi realizado no dia 25 de maio um protesto dos estudantes da UFPE, Campus Vitória, que movimentou o Centro da cidade. Eles seguiram pelas principais ruas reivindicando o incremento na área de estágios junto ao Hospital João Murilo de Oliveira. O protesto foi apoiado pelos professores e técnicos administrativos da instituição.

A quebra do monopólio das mídias vitorienses: É lançado o Blog do Pilako, jornal eletrônico independente.

Observando uma lacuna em nossa cidade, o empresário Cristiano Pilako, fez uma pesquisa de campo onde 75,7% dos entrevistados careciam de um novo meio de comunicação, destacando que gostariam de acompanhar o dia-a-dia da cidade, sem vícios políticos ou partidários. Foi quando, após 07 meses de planejamento, foi lançado o Blog do Pilako no dia 25 de Junho, superando todas as expectativas, alcançando a marca de 100 mil acessos em poucas semanas no ar. Hoje, com 6 meses de existência o blog tem uma média de 6 a 7 mil visitas diárias, consolidando o jornal eletrônico Blog do Pilako, como um dos melhores meios de comunicação da região, fortalecendo e resgatando a liberdade de expressão em nossa cidade.

Parque de Exposição é demolido: Centro Comercial será construído em seu lugar.

Foto: divulgação

O mês de julho ficará marcado na história da cidade. O poder público municipal autorizou a demolição do Parque de Exposição de Animais, para dar lugar a um centro comercial. O Parque de Exposição foi inaugurado em 1987 e serviu de palco para eventos centenários, como a tradicional Feira de Agosto.

Academias de Ginástica são interditadas

Foto: Emerson Lima/Josimar Cavalcanti

Sete academias de ginástica foram interditadas no dia 06 e 07 de Julho, por falta de licença de funcionamento e outras irregularidades. A Vigilância Sanitária Municipal também encontrou esteroides anabolizantes numa delas. A ação contou com apoio da Polícia Militar.

Morre ex-vereador Bigode da Banca

Foto: José Sebastian

No dia 24 de julho morreu no Hospital Osvaldo Cruz no Recife, vítima de infecção generalizada, o ex-vereador Severino Francisco de Arruda (73), mais conhecido por Bigode da banca. Bigode foi vereador na cidade por cinco legislaturas sendo presidente da casa por três vezes.

Depois de Reforma, Museu do IHGVSA é reaberto

Foto: divulgação

No dia 03 de Agosto, a população vitoriense participou da reabertura do Museu do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, agora modernizado e climatizado. O prof. Pedro Ferrer, atual presidente daquela instituição foi um dos principais responsáveis na articulação que resultou na modernização. A reforma foi financiada pela Chesf, empresa comprometida com a história do povo pernambucano.

Morre o bancário “Henrique do Bandepe”.

No dia 10 de outubro faleceu o bancário Henrique de Barros Lima Sobrinho, mais conhecido por Henrique do Bandepe, o mesmo levou uma vida dedicada a família e era muito querido por amigos e clientes do banco em que trabalhou.

Clube dos Motoristas é Interditado

No final do mês de outubro O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da promotora de Justiça Vera Rejane Alves dos Santos, expediu recomendação para representantes dos clubes “dos Motoristas O Cisne” e “O Palácio”, que se abstenham de promover ou permitir que se realize, em suas dependências, qualquer atividade que possa configurar dano ambiental, sobretudo, a prática de atividade potencialmente poluidora sonora. Os mesmo não possuíam as documentações necessárias em dia.

Jadson da Banca morre em trágico acidente

Foto: José Sebastian

Vítima de acidente automobilístico morreu no dia 30 de outubro na cidade de Amaraji o jovem empresário do “Jogo de Bicho” da banca A Fortuna, Jadson José da Silva Queiroz ( 37). O mesmo era filho do conhecido Jhonson da Banca.

Morre o empresário Romildo Mariano

No dia 04 de Novembro morreu o empresário e pecuarista Romildo Mariano em decorrência de um ataque cardíaco na emergência do Hospital João Murilo de Oliveira. Romildo teve atuação marcante na cidade presidiu o Clube abanadores “O Leão”, o Círculo dos amigos da Vitória, foi candidato a vice-prefeito sendo a política uma das suas paixões.

Supermercado Cestão da Economia pega Fogo

Foto: Eslley Alves, Vitória D’Tudo.

Na madrugada do dia 19 de novembro, o supermercado Cestão da Economia, localizado na Praça 13 de Maio, em decorrência de um suposto curto-circuito foi tomado pela as chamas, destruindo 80% dos estoques, segundo estimativas preliminares, tendo parte do prédio destruído. Face a sua localização os Bombeiros tiveram dificuldade de chegar no local.

ADAGRO fecha matadouros de Vitória

Reprodução TV Vitória

No dia 05 de dezembro a ADAGRO (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco) e o CPRH (Agência Estadual do Meio Ambiente) interditaram os dois matadouros públicos da cidade por falta de condições mínimas de higiene e saúde pública.

Morte trágica de casal vitoriense, em Ponte de Gravatá

Foto: Blog Buíque e Cia

De maneira trágica no dia 11 de dezembroaconteceu a morte do jovem casal vitoriense Jadielson José da Silva (26) e Silvânia Maria dos Santos (23) na Ponte da Serra das Russas na cidade de gravatá. As causas das mortes ainda estão sendo investigadas pela polícia se homicídios ou duplo suicídio.

Livro conta a história recente de Vitória

O dia de 19 de dezembro, foi lançado na quadra da FACOL pelos vitorienses João Álvares, Pedro Ferrer e Diva Holanda, o livro que conta a história recente (1983 a 2010) da nossa cidade, dando continuidade a grande obra do professor José Aragão.


Clique e veja também a primeira e segunda parte da Retrospectiva 2011: 

(1) Os fatos culturais, artísticos e esportivos.
(2) Os fatos religiosos e empresariais.

2 pensou em “Retrospectiva: Os fatos Marcantes e Sociais que marcaram na cidade em 2011

  1. Pingback: Retrospectiva: Os fatos Administrativos e Políticos que marcaram na cidade em 2011 |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *