Cores e seu bom uso na decoração – Marrom e Preto

Nossa como  é bom estar compartilhando com vocês  deste universo que me fascina, a Decoração!

Hoje será nossa última postagem (das cores, claro) mas estou preparando algumas outras matérias para vocês.

Vamos para o final de nossa série.

Marrom

Em geral, o marrom, pobrezinho, é esquecido… Dificilmente alguém pensa: “Ah, vou pintar esta parede de marrom!”. Mas como ele pode ficar lindo!  O marrom pode ser conseguido com diversas misturas, pois existem muitos marrons, não é mesmo? Por exemplo: vermelho magenta com amarelo ouro;  vermelho, preto e azul;  vermelho e preto; amarelo, azul e vermelho; verde, vermelho e amarelo e por aí vai! É claro que o vermelho aquece e o azul e verde esfriam o marrom resultante.

Esta cor está relacionada à estabilidade, pois lembra a terra e a madeira. Por isso, a sensação de aconchego que muitas vezes ela promove.

Na decoração pode criar, de acordo com as demais cores do ambiente, climas aconchegantes, sensuais, austeros, masculinos, femininos, impactantes, introspectivos… O marrom tem a capacidade de ser um ótimo pano de fundo para que as cores que o acompanhem brilhem.. Discreto e poderoso… Repare como ele atua com o amarelo limão, azul turquesa, rosa, vermelho e roxo!

Na verdade é muito usado, mas poucas vezes como cor predominante: Ele pode escurecer muito o ambiente, o que, ás vezes é um desejo. Sabendo usar e principalmente, combinar, veja a versatilidade desta cor nas fotos abaixo.

Preto

É a falta de cor (quando luz) e a mistura de todas as cores (quando pigmento – tinta). É o tudo ou o nada, depende… Assim como depende na decoração. Quando bem usado, é sofisticado, misterioso, dá classe e profundidade. Quando mal usado, escurece, entristece, pesa.

Em ambientes pequenos,em pequenas doses. Se houver muita luz, a dose pode ser maior (Pode ser maior também em ambientes menores, mas se você desejar este clima “escurinho”… Em home theater, por exemplo..). Em ambientes muito grandes, pode ser fundamental. Em pequenas doses, combina com quase todas as cores, pois é uma cor neutra. Em maior quantidade impacta com o amarelo, sofistica com o branco, o vermelho fechado, o cinza, azul e o marrom claros, o dourado. Fica mais feminino com o lilás claro, o rosa.Enfatiza qualquer elemento mais claro colocado à frente. É uma cor cheia de possibilidades…

E também cheia de capacidade de modificar a percepção do ambiente. Veja abaixo: Peguei uma foto de uma loja que tem o teto e a parede de fundo pintadas com preto. E (desculpe o mau jeito, mas é para exemplificar, viu, gente?)  “pintei” a 2ª foto de branco. Veja como o teto parece mais alto mas a loja parece mais “curta”! (além de ter perdido todo o charme!)  O preto no teto dá impressão de teto mais baixo. E na parede de fundo dá impressão que o fundo é láááá longe (Este efeito também é conseguido com azul escuro, verde escuro).

É isso pessoal espero que eu tenha ajudado um pouco com esta série ( Uso das cores). Até nossa próxima postagem.

Edson Santos
Designer e Artista plástico
edsonsantos@blogdopilako.com.br

 

2 pensou em “Cores e seu bom uso na decoração – Marrom e Preto

  1. Quem diria que o marrom se sobresairia desta forma!!! Realmente ficaram muito bonitos os aambientes. O preto é sempre belo, desde que usado de forma correta. Parabéns pela ousadia e sofisticação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *